4 de nov. de 2013

Projeto Compressor - Bitzer V - Desmontado

A  necessidade é mãe de estranhas virtudes e algum improviso também.

Em busca por uma unidade geradora de Ar Comprimido, vi muitos vídeos usando compressores de geladeira herméticos (aquelas bolinhas pretas) e pensei: Porque não um "aberto" usado em câmaras frigoríficas ?

Resultado ?

Um Bitzer Bloco V (na verdade 2) que tem 650 cilindradas e trabalha a 700 RPM o que dá algo em torno de 16 Pés por minuto com pressão de trabalho de 275 psi.

Com essa pressão, o que toca ele é um motor de 7,5Cv. A ideia  é fazer sub uso da pressão máxima, utilizando um motor de 5Cvs em over speed gerando uns 20 pés com pressão máxima de 140 psi.

No final peguei 2 cabeçotes, cada um pesa 80Kg. Tinha um bem bonito que depois descobri que estava travado e um que estava melecado de óleo e já havia sido repintado que está girando e soprando livremente.

Abri o travado e pretendo deixar ele zero, seja comprando peças novas ou aproveitando peças do feioso.

Seguem fotos do travadão.... as camisas ZERO, o cárter sem óleo com as bronzinas travadas no excêntrico.



















6 comentários:

  1. bom dia, comprei um desses no ferro velho, vou montar um compressor de ar para usar na fazenda, que conselho vc me daria para melhorar o funcionamento e aumentar a vida util desse compressor uma vez que ele serve para a area de refrigeração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francisco, uma unidade frigorífica funciona bem semelhante a um compressor alternativo de pistão, desses normais encontrados em compressores.
      Ele tem a vantagem de ser mais robusto, porque trabalha em uma pressão mais elevada. Logo, com ar comprimido vai trabalhar com ele sempre abaixo do seu máximo, o que por si só já garante uma excelente vida útil.
      Além disso, e o mais importante: Um bom filtro de ar, verificar sempre o nível de óleo e purgar sempre o reservatório observando se o compressor não está jogando óleo para o reservatório.
      Descubra o modelo do seu "cabeçote" e veja quais as rotações de trabalho. Geralmente se achar um "casal" (compressor + motor) já montado pra frigorífico, vem na relação correta de polias e capacidade do motor.

      Abr e boa sorte.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo conselho, o meu é igual ao postado acima. Depois que eu comprei desmontei o cabeçote para fazer uma limpeza pois ele estava jogado no ferro velho, no momento do desmanche eu rompi uma das juntas e montei assim mesmo, o problema é que ele passou a jorrar muito óleo pela saída, então eu troquei a junta e aparentemente parou o vazamento. Não sei se é correto mas eu usei óleo 40, eu não encontrei o tipo de óleo em manuais. O compressor tem funcionado muito bem!
    até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francisco, ele usa óleo "Capella 68" (ISO 68), que tem a viscosidade próxima a SAE 20W. Como substituiu por um óleo automotivo, sugiro que use um multiviscoso 15W40 ou 20W40 ao invés do 40W que é muito "grosso".

      Excluir
  4. pois é esse é um dos oleos mais finos comercialmente encontrados, eu achei melhor que nada. Quando baixar o nivel eu troco pelo q vc indicou.

    ResponderExcluir