A necessidade é mãe de estranhas virtudes e algum improviso também.
Em busca por uma unidade geradora de Ar Comprimido, vi muitos vídeos usando compressores de geladeira herméticos (aquelas bolinhas pretas) e pensei: Porque não um "aberto" usado em câmaras frigoríficas ?
Resultado ?
Um Bitzer Bloco V (na verdade 2) que tem 650 cilindradas e trabalha a 700 RPM o que dá algo em torno de 16 Pés por minuto com pressão de trabalho de 275 psi.
Com essa pressão, o que toca ele é um motor de 7,5Cv. A ideia é fazer sub uso da pressão máxima, utilizando um motor de 5Cvs em over speed gerando uns 20 pés com pressão máxima de 140 psi.
No final peguei 2 cabeçotes, cada um pesa 80Kg. Tinha um bem bonito que depois descobri que estava travado e um que estava melecado de óleo e já havia sido repintado que está girando e soprando livremente.
Abri o travado e pretendo deixar ele zero, seja comprando peças novas ou aproveitando peças do feioso.
Seguem fotos do travadão.... as camisas ZERO, o cárter sem óleo com as bronzinas travadas no excêntrico.
bom dia, comprei um desses no ferro velho, vou montar um compressor de ar para usar na fazenda, que conselho vc me daria para melhorar o funcionamento e aumentar a vida util desse compressor uma vez que ele serve para a area de refrigeração?
ResponderExcluirCaro Francisco, uma unidade frigorífica funciona bem semelhante a um compressor alternativo de pistão, desses normais encontrados em compressores.
ExcluirEle tem a vantagem de ser mais robusto, porque trabalha em uma pressão mais elevada. Logo, com ar comprimido vai trabalhar com ele sempre abaixo do seu máximo, o que por si só já garante uma excelente vida útil.
Além disso, e o mais importante: Um bom filtro de ar, verificar sempre o nível de óleo e purgar sempre o reservatório observando se o compressor não está jogando óleo para o reservatório.
Descubra o modelo do seu "cabeçote" e veja quais as rotações de trabalho. Geralmente se achar um "casal" (compressor + motor) já montado pra frigorífico, vem na relação correta de polias e capacidade do motor.
Abr e boa sorte.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirobrigado pelo conselho, o meu é igual ao postado acima. Depois que eu comprei desmontei o cabeçote para fazer uma limpeza pois ele estava jogado no ferro velho, no momento do desmanche eu rompi uma das juntas e montei assim mesmo, o problema é que ele passou a jorrar muito óleo pela saída, então eu troquei a junta e aparentemente parou o vazamento. Não sei se é correto mas eu usei óleo 40, eu não encontrei o tipo de óleo em manuais. O compressor tem funcionado muito bem!
ResponderExcluiraté
Caro Francisco, ele usa óleo "Capella 68" (ISO 68), que tem a viscosidade próxima a SAE 20W. Como substituiu por um óleo automotivo, sugiro que use um multiviscoso 15W40 ou 20W40 ao invés do 40W que é muito "grosso".
Excluirpois é esse é um dos oleos mais finos comercialmente encontrados, eu achei melhor que nada. Quando baixar o nivel eu troco pelo q vc indicou.
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