2 de nov. de 2013

Compressores de Ar - A gambiarra.

Uns 10 anos atrás, meu pai me deu seu compressor de ar.



As características dele eram:

2,6 Pés Cúbicos Por Minuto (PCM)
Motor de 1/2 CV 4 pólos - 1700RPM
Reservatório de 50 litros.
Pressão máxima de 120Psi.


Era um bom equipamento, mas estava meio derrubado. Daí reformei, trocando elemento filtrante, pressostato, correia e ficou funcionalmente bom.

Como eu achei "sacanagem" ficar com ele, comprei um mais moderno e devolvi esse para o antigo dono.

Comprei um catarinense da mesma marca, porém novo.



7,4 Pés Cúbicos Por Minuto (PCM) - (Na verdade é algo em torno de  6,4)
Motor de 1 e 1/2 CV 2 pólos - 3500RPM
Reservatório de 25 litros.
Pressão máxima de 140Psi.

Notei que o moderno era mais rápido, mais barulhento e que a unidade compressora era bem similar.
Mas que diabos aconteceu ?

Aconteceu o que acontece todos os dias: Os fabricantes procuram oferecer mais por menos, sem se preocupar com a qualidade e durabilidade dos produtos.

Espertamente, alguém descobriu que se dobrasse a rotação da unidade compressora e se dobrasse a potencia do motor, teriam um compressor com o dobro do deslocamento.

Não satisfeitos, subiram a pressão máxima de operação de 120 para 140 psi.

Daí tudo ia bem e os problemas desse overboost demorariam anos para aparecer, bem depois de terminada a garantia.

Resolveram então, aumentar mais ainda a rotação da unidade compressora e potencia de motor, mudando a relação de polias, podia-se fazer uma unidade que originalmente foi projetada para trabalhar com 700RPM com pressão máxima de 120psi atingir 2100RPM e 140psi.

Hoje temos velhos cabeçotes 2,6 pés trabalhando a 7 ou 8 pés sem terem mudado absolutamente NADA no projeto.

Pelo contrário, tenho notado que há uma falta de esmero na confecção dos produtos, com fundição de péssima qualidade e usinagem idem.

Não basta só falar, vou provar com 2 fotos de compressores de ar de um mesmo fabricante, ambos em linha, com capacidades de 2,6 e 8 pés usando a mesma unidade compressora, mudando apenas a potencia do motor e relação de polias.

Cobri o nome do fabricante pois será uma injustiça, visto que TODOS tem adotado essa prática.


Assim, caros colegas, vemos que é uma gambiarra !!!

Outro fato interessante é que geralmente os compressores que trabalham na velocidade correta tem uma designação de "fator de trabalho" maior, ou seja, chamam o que está trabalhando além do limite de PROFISSIONAL e o que está respeitando o projeto original de INDUSTRIAL.

Abr.

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