As características dele eram:
2,6 Pés Cúbicos Por Minuto (PCM)
Motor de 1/2 CV 4 pólos - 1700RPM
Reservatório de 50 litros.
Pressão máxima de 120Psi.
Era um bom equipamento, mas estava meio derrubado. Daí reformei, trocando elemento filtrante, pressostato, correia e ficou funcionalmente bom.
Como eu achei "sacanagem" ficar com ele, comprei um mais moderno e devolvi esse para o antigo dono.
Comprei um catarinense da mesma marca, porém novo.
7,4 Pés Cúbicos Por Minuto (PCM) - (Na verdade é algo em torno de 6,4)
Motor de 1 e 1/2 CV 2 pólos - 3500RPM
Reservatório de 25 litros.
Pressão máxima de 140Psi.
Notei que o moderno era mais rápido, mais barulhento e que a unidade compressora era bem similar.
Mas que diabos aconteceu ?
Aconteceu o que acontece todos os dias: Os fabricantes procuram oferecer mais por menos, sem se preocupar com a qualidade e durabilidade dos produtos.
Espertamente, alguém descobriu que se dobrasse a rotação da unidade compressora e se dobrasse a potencia do motor, teriam um compressor com o dobro do deslocamento.
Não satisfeitos, subiram a pressão máxima de operação de 120 para 140 psi.
Daí tudo ia bem e os problemas desse overboost demorariam anos para aparecer, bem depois de terminada a garantia.
Resolveram então, aumentar mais ainda a rotação da unidade compressora e potencia de motor, mudando a relação de polias, podia-se fazer uma unidade que originalmente foi projetada para trabalhar com 700RPM com pressão máxima de 120psi atingir 2100RPM e 140psi.
Hoje temos velhos cabeçotes 2,6 pés trabalhando a 7 ou 8 pés sem terem mudado absolutamente NADA no projeto.
Pelo contrário, tenho notado que há uma falta de esmero na confecção dos produtos, com fundição de péssima qualidade e usinagem idem.
Não basta só falar, vou provar com 2 fotos de compressores de ar de um mesmo fabricante, ambos em linha, com capacidades de 2,6 e 8 pés usando a mesma unidade compressora, mudando apenas a potencia do motor e relação de polias.
Cobri o nome do fabricante pois será uma injustiça, visto que TODOS tem adotado essa prática.
Assim, caros colegas, vemos que é uma gambiarra !!!
Outro fato interessante é que geralmente os compressores que trabalham na velocidade correta tem uma designação de "fator de trabalho" maior, ou seja, chamam o que está trabalhando além do limite de PROFISSIONAL e o que está respeitando o projeto original de INDUSTRIAL.
Abr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário